Geralmente os sintomas da luxação de ombro aparecem como dor intensa e imediata no local e inchaço. Mas, dependendo da gravidade, podem ocorrer também hematomas e deslocamento visível do ombro.
Para entender a luxação, é preciso primeiro conhecer a articulação glenoumeral, existente entre o osso úmero e a glenóide, que é uma parte da escápula e auxilia em vários movimentos do ombro. Quando a força exercida sobre esse local é intensa ou ocorre um acidente, pode haver o comprometimento da articulação.
Ao menor sinal de dor no local do ombro, é importante consultar um médico e fazer as avaliações necessárias. Abaixo serão abordadas as principais causas e os sintomas aos quais você deve ficar atento para buscar o diagnóstico correto da lesão. Acompanhe!
A luxação de ombro
Dependendo da direção de deslocamento da cabeça do úmero é que se dá o tipo de luxação de ombro. Ela pode ser inferior, anterior, posterior, superior ou uma subluxação.
A glenóide, cavidade localizada nas extremidades da escápula, serve de apoio para que o úmero possa se movimentar. Quando há um trauma, ocorre a perda de ligação entre essas duas partes, causando uma luxação.
Por isso, além da dor e de outros sintomas, a pessoa pode sentir perda de movimentos e limitações físicas. Se não for tratada adequadamente, a dor persiste, causando transtornos no dia a dia. Além disso, a falta de tratamento também pode acarretar no aumento e piora na inflamação.
Quais são os sintomas da luxação de ombro e como identificar a lesão
Um dos primeiros e principais sintomas da luxação de ombro é a dor. No exato momento em que a lesão acontece, a pessoa costuma perceber esse sintoma de forma repentina e bastante forte. Por si só, a dor já é um indicativo de que ocorreu algum tipo de trauma na região.
Se essa dor continuar de forma prolongada, é ainda mais sugestivo que tenha acontecido alguma luxação. O edema vem logo em seguida e os arredores da lesão podem ficar roxos.
Em alguns casos, ocorre também notável mudança no aspecto físico do ombro, devido ao deslocamento do osso úmero. As limitações de mobilidade também são um sintoma muito claro de luxação no ombro. Nessas situações, é muito importante que a pessoa lesionada não tente fazer nada sozinha, mas que procure auxílio médico o mais rápido possível.
Um profissional da saúde capacitado poderá reposicionar o ombro no lugar com as técnicas adequadas.
Nesse momento também é importante a realização de um exame de radiografia simples, para constatar se não houve qualquer tipo de problema maior, como uma fratura óssea.
Cuidados
O tratamento para a luxação de ombro vai depender muito do tipo de lesão. Compressas, imobilização do ombro e medicamentos podem ser indicados pelo médico. Por isso, é recomendado verificar a extensão da luxação e seu tipo o quanto antes.
A fisioterapia sempre está indicada, para atenuar os efeitos, principalmente quando há comprometimento da movimentação.
Vale reforçar, portanto, a importância de procurar um médico ortopedista e pedir todas as orientações necessárias para diagnóstico e indicação de tratamento individualizado adequado.
Este conteúdo te ajudou a entender mais sobre os possíveis sintomas da luxação de ombro e a importância de buscar ajuda especializada? Então, navegue pela central educativa para ter acesso a mais conteúdos como esse.