Nesse conteúdo, vamos abordar as principais causas da luxação de ombro, uma condição comum, sobretudo para aqueles que praticam esportes de contato.
O ombro é a articulação do corpo com maior arco de movimento, possibilitando uma ampla mobilidade. No entanto, essa flexibilidade também torna a região mais suscetível a lesões.
A luxação do ombro ocorre quando há o deslocamento da cabeça do úmero em relação à glenóide escapular, cavidade articular também composta de cartilagens que liga a escápula ao úmero.
Na maioria dos casos, ocorre a luxação anterior, situação onde há o deslocamento do úmero para frente da glenóide. No entanto, também pode acontecer uma desarticulação posterior (para trás) ou inferior (para baixo).
Luxação de ombro: quais são as causas?
Entre as principais causas da luxação de ombro estão as traumáticas. Um choque abrupto contra a região pode fazer com que os ossos e as articulações saiam do lugar. Os deslocamentos também ocorrem devido à rotação extrema dos ombros ou quando há uma torção.
Prática Esportiva
As causas da luxação de ombro estão frequentemente ligadas à prática de atividades físicas. Os deslocamentos acontecem, principalmente, após um choque de contato, comum em esportes como futebol, handebol, basquete e rugby.
Além disso, também pode ocorrer após quedas, decorrentes de atividades como skate, ski, ginástica e judô. Exercícios que exigem uma ampla mobilidade dos ombros, como o beisebol, também estão entre as principais causas da luxação de ombro.
O levantamento de peso excessivo e a prática incorreta ou muito intensa de exercícios de musculação também podem acarretar em lesões, fazendo com que o ombro saia do lugar devido ao esforço desproporcional.
Situações cotidianas
Apesar de serem mais frequentes, as causas da luxação de ombro não se limitam às práticas esportivas.
Ela também pode acontecer após quedas cotidianas, principalmente em situações nas quais o indivíduo cai sobre o próprio braço, impactando diretamente a região de contato entre o úmero e a glenóide. Acidentes com veículos automotores também estão entre as causas.
Existem fatores que aumentam o risco de ocorrer uma luxação de ombro?
As luxações de ombro atingem com mais frequência as pessoas que possuem um grau maior de flexibilidade.
Além disso, existem pessoas que convivem com a chamada hipermobilidade articular. A condição se caracteriza por articulações e ligamentos extremamente flexíveis, permitindo que o indivíduo se movimente com mais facilidade. Porém, essa anormalidade pode causar dores nas juntas, lesões e luxações.
Além da questão anatômica, há outros fatores que aumentam o risco de luxação de ombro. Os homens, principalmente os jovens e adultos que praticam esportes, são ativos fisicamente ou estão em idade ocupacional, são mais suscetíveis a quedas, acidentes e torções que resultam no deslocamento da articulação.
As próprias luxações de ombro podem deixar a região instável e mais propensa a novas lesões, fazendo com o que os deslocamentos se repitam.
Então, é importante ter atenção ao praticar exercícios físicos e ao fazer atividades que exigem o amplo movimento do ombro. Caso tenha sintomas como: dores localizadas, inchaço ou incapacidade de mover as articulações da região, procure um médico imediatamente para obter o diagnóstico preciso e o tratamento correto.
Agora que você conhece as principais causas de luxação de ombro, fique por dentro de outros temas ligados à saúde ortopédica na nossa central educativa!