fbpx
Logo Dr jum

Entenda a Tendinite Calcária

A tendinite calcárea é a calcificação dos tendões do manguito rotador, ocorrendo mais frequentemente em mulheres, na faixa etária entre 30 e 60 anos. Normalmente afeta o ombro direito, porém pode afetar os dois ombros em alguns casos.

Os sintomas da tendinite calcárea podem ser semelhantes a várias outras patologias na região do ombro ou até outras regiões como dores provenientes da coluna cervical. Portanto é importante que se entenda diversos aspectos sobre essa lesão para que se tenha um diagnóstico correto.

Saiba mais sobre a tendinite calcárea

A tendinite calcárea é uma formação de calcificação nos tendões do manguito rotador, sendo que sua causa ainda é desconhecida. Acredita-se que a doença pode estar relacionada à degeneração do tendão do manguito rotador ou alterações celulares locais que causariam a formação dessas calcificações.

É também de conhecimento que pode haver uma maior chance da doença ocorrer em pacientes com doenças endocrinológicas como hipotireoidismo ou diabetes, pacientes com disfunções menstruais ou com alguma predisposição genética.

Manguito rotador
Calcificação dos tendões do manguito rotador

A história natural da doença é dividida em 3 fases:

  • Pré-calcificação;
  • Calcificação;
  • Pós-calcificação.

Na fase de précalcificação ocorrem alterações celulares decorrentes de uma inflamação local no tendão. Na fase de formação,inicia-se o processo de formação e reabsorção da calcificação, sendo esse o momento onde o paciente mais apresenta dor no ombro. A fase de pós calcificação é o momento onde a doença regride, sendo relacionado a melhora da dor.

Avaliação da tendinite calcárea?

O quadro clínico é baseado na dor. A dor pode ocorrer em qualquer região e apresenta uma piora ao se realizar movimentos amplos com os ombros. Essa dor associada a movimentação faz com que a pessoa diminua os movimentos do ombro podendo levar a uma rigidez local. Pelo quadro de dor e dificuldade de movimentação dos ombros, o paciente pode apresentar também contraturas musculares na região cervical e na região entre as escápulas.

É importante durante a avaliação que sejam avaliados sinais inflamatórios como calor local ou vermelhidão para afastar quadros infecciosos ou inflamatórios como uma artrite por Gota, e também avaliar alterações de sensibilidade ou sensações de choque que geralmente estão relacionados a doenças da coluna cervical e não no ombro.

A radiografia simples normalmente é suficiente para fazer o diagnóstico, sendo possível visualizar a calcificação na região dos tendões do manguito rotador.

O ultrassom e a ressonância magnética podem ser úteis para fazer diagnósticos associados como lesão do manguito rotador



É importante ressaltar também que muitas pessoas podem apresentar exames de imagem com calcificação dos tendões e serem completamente assintomáticos.

Radiografia do ombro sem alteração
Radiografia com tendinite calcárea

Como é realizado o tratamento

O tratamento da maioria dos pacientes é baseado no tratamento não cirúrgico. Existem algumas opções para o tratamento, que podem ser realizadas concomitantemente para que haja uma resposta mais rápida e efetiva do tratamento.

  • Fisioterapia: para realização de terapias para manejo da dor e para melhorar a movimentação do ombro com exercícios de alongamento e fortalecimento;
  • Medicações para analgesia: uso de analgésicos e anti-inflamatórios tem papel importante para o controle da dor;
  • Injeções de corticoide: as infiltrações de corticoide no ombro podem ser realizadas durante o tratamento para uma melhora da dor e da inflamação local;
  • Terapia de onda de choque: para melhora da inflamação local.

Os principais fatores de risco para a falha do tratamento são calcificações muito grandes ou volumosas, calcificações que se expandem pelo ombro ou então pacientes que apresentam a doença nos dois ombros.



Infiltração do ombro

O tratamento cirúrgico é proposto quando o paciente não apresenta melhora com o tratamento conservador, quando apresenta piora do quadro intenso ou dor intratável pelo tratamento não cirúrgico. O tratamento é baseado em retirar a calcificação do tendão utilizando instrumentos para quebrá-lo. Um alternativa para isso é a quebra da calcificação utilizando agulhas, visualizando a lesão com o auxílio de um ultrassom.

Outra alternativa



é a retirada das calcificações pela artroscopia. Na artroscopia são realizados pequenas incisões ao redor do ombro para que se consiga utilizar uma câmera e instrumentos dentro do ombro, com visualização direta das calcificações, e assim, retira-se as calcificações com o auxílio de instrumentais cirúrgicos, melhorando assim o quadro de dor.

Agulhamento da calcificação guiado por ultrassom
Ilustração de um tratamento por artroscopia

Conclusão

A tendinite calcárea é uma lesão nos tendões do manguito rotador que pode gerar quadros importantes de dor, atrapalhando na realização das atividades de vida diária além de diminuir a qualidade de vida.



É importante que se realize o tratamento o mais precoce possível e de maneira intensa para que ocorra uma melhora mais rápida do quadro.

Caso sinta dores no ombro, procure seu ortopedista e se informe!

Posts Recentes

slap-ombro-dr-jum-yamamoto-ortopedista-sp-d18d0cbf-1920w

Lesão do Ombro SLAP

O SLAP, que significa lesão da porção superior do labrum da anterior para posterior, constitui umas das causas conhecidas de dor no ombro. Essa lesão

artrose-do-ombro-dr-jum-yamamoto-especialista-em-ombro-sp-3bfc89a3-1920w

Artrose do Ombro

A osteoartrite, ou artrose, é a principal doença articular em todo o mundo, sendo que o ombro é a terceira causa entre elas, ficando atrás

musculo-manguito-rotator-dr-jum-yamamoto-especialista-ombro-b55aa789-1920w

Entenda a Tendinite Calcária

A tendinite calcárea é a calcificação dos tendões do manguito rotador, ocorrendo mais frequentemente em mulheres, na faixa etária entre 30 e 60 anos. Normalmente