fbpx
Logo Dr jum

Cirurgia do Ombro

A especialidade de Ombro tem como finalidade recuperar as funções
normais desta articulação, tendo como objetivo tratar as lesões que podem
gerar instabilidade e dor nessa região.

Veja abaixo algumas das possíveis
causas de dores no ombro.

Tire suas Dúvidas

Preencha o formulário ao lado com suas dúvidas ou mande uma
mensagem via WhatsApp através do botão abaixo. Nossa equipe
de atendimento entrará em contato assim que possível.

Sobre o Cirurgião

Dr. Jum Yamamoto

Dr. Gustavo Jum Yamamoto, Ortopedista e Cirurgião de Ombro e Cotovelo, acredita que sua profissão é instrumento para levar qualidade de vida às pessoas.

Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Realizou a especialização em Cirurgia de Ombro e Cotovelo, e residência médica de Ortopedia e Traumatologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IOT-HCFMUSP).

4G8A2221-1920w

A anatomia do ombro

Na região do ombro, temos 3 articulações. A articulação glenoumeral (entre a cabeça do úmero e a glenóide), que é a maior delas, a articulação acromioclavicular (entre o acrômio e a clavícula) e a articulação esternoclavicular (entre o esterno e a clavícula). A glenóide e o acrômio fazem parte da escápula.

Cirurgia do Ombro

Realizada com câmeras e instrumentais para visualização da articulação por meio de portais (pequenas incisões na pele para a introdução dos instrumentos). É um método de cirurgia em que se pode ter uma visão completa da articulação, sem que sejam necessárias grandes incisões, dando a possibilidade ao cirurgião de visualizar todas as estruturas da articulação por pequenas vias.

Requer uma incisão na pele para acessar a articulação. Geralmente é utilizada em cirurgias para fraturas na região, como as do úmero ou da clavícula

 

Indicações

Na região do ombros, as principais queixas, que podem representar um problema que necessite de uma intervenção cirúrgica, são relacionadas a lesões de tendões, ligamentos ou então fraturas dos ossos, como, por exemplo:

  • Lesões do Manguito Rotador;
  • Luxação do ombro;
  • Lesões por traumas esportivos (lesões do tendão do peitoral ou do bíceps);
  • Ombro congelado ou capsulite adesiva.